O Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira (FIA CINEFRONT, ou simplesmente Cinefront) tem como proposta a difusão e o debate sobre obras audiovisuais debruçadas em questões das chamadas regiões de fronteiras (econômicas, políticas, ambientais, culturais etc.), como a Amazônia. Idealizado pelo professor Evandro Medeiros (Unifesspa), o Cinefront vem sendo promovido desde 2015 pela Pró-Reitoria de Extensão da Unifesspa.

 

Suas seis edições anteriores contaram com a participação de diretores e realizadores locais e regionais, bem como de nomes com atuação nacional e internacional. As sessões, com filmes de diferentes gêneros e temáticas, sempre tiveram caráter gratuito, e foram realizadas em espaços convencionais (salas de cinema, auditórios), do mesmo modo que em espaços não-convencionais, como acampamentos de movimentos sociais, aldeias indígenas, escolas da cidade e do campo etc.

 

No decorrer de sua história, o Cinefront contou com sessões em vários municípios da Região Sul e Sudeste do Pará, sessões em outras cidades, estados e até mesmo em outros países, consolidando uma rede importante de colaboração.

 

O 7º Cinefront surge no contexto de retomada das atividades presenciais, suspensas desde 2020 em decorrência da pandemia de Covid-19. Assim, o Cinefront assume uma proposta híbrida, com sessões presenciais e online em sua plataforma. A data do festival, tradicionalmente realizado no mês de abril para integrar a Semana da Luta pela Terra, foi repensada para sessões especiais entre os meses de abril e julho, com o festival ocorrendo na íntegra em agosto – quando se presume que as condições sanitárias estejam propícias para o reencontro presencial do festival com seu público.



Realização e Apoio


© 2022 cinefront.org
Direitos de cópia e autoria de obras e materiais gráficos são respectivos dos idealizadores e licenciados para uso exclusivo no festival.


Desenvolvido com amor por Guilmour Rossi. Orgulhosamente criado com Libreflix.