Oficinas

 

O 6º Cinefront oferece ao público um conjunto de oficinas gratuitas, realizadas de maneira remota, abrangendo aspectos teóricos e práticos do fazer audiovisual e cinematográfico. Haverá reserva de 50% das vagas de cada oficina para pessoas residentes na Região Sul e Sudeste do Pará.

 

Acesse o link para se inscrever: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/evento/MOFC2021/principal/view

 


 

Oficina: Documentário de criação

Ministrante: Camila Dutervil

Período: 15 a 26 de abril de 2021

Horário: 10h às 12h

Resumo: A oficina pretende proporcionar uma imersão criativa e histórica na linguagem do

Cinema Documentário, seus limites e possibilidades, através de suas vertentes

contemporâneas: o filme-ensaio, o cinema de não-ficção e outras expressões autorais. Poderão participar membros da comunidade universitária em geral e integrantes de movimentos sociais com interesse em aprimorar suas práticas de realização audiovisual.

 


 

Oficina: Interpretação para audiovisual

Ministrantes: Alberto Silva Neto e Cláudio Barros

Período: 23 a 30 de abril de 2021

Horário: 18h às 21h

Resumo: O objetivo é apresentar teoricamente, em forma de relatos de experiência, uma breve introdução sobre questões relacionadas à interpretação para a linguagem audiovisual

(cinema, televisão e internet), para depois vivenciar a prática de criar uma cena solo

com duração aproximada de 3 minutos, utilizando o próprio aparelho celular.

 


 

Oficina: A criação de imagens e o mundo da internet: em busca do selfie perdido

Ministrante: Mateus Moura

Período: 03 a 07 de maio de 2021

Horário: 09h às 12h

Resumo: Eu sou a imagem que eu construo de mim? Se não, o que eu sou então? E o que é a imagem que eu construo de mim? Partindo destas perguntas, reencontramos na atualidade uma prática tão velha quanto a representação: a auto-representação – hoje popularmente conhecida por “selfie”. Pela banalização de sua prática no mundo instantâneo e efêmero da internet, é tratada como algo vulgar, quando na verdade esconde potências na descoberta de si, do mundo e do outro que podem ser mais conscientemente trabalhadas, e se tornar uma grande ferramenta de reflexão. A oficina pretende, através de exercícios de cinegrafia e auto-representação, de reflexões sobre referências em diversas linguagens e da busca de poéticas pessoais, apostar na formação de olhares mais críticos e criativos. Seguindo a premissa também de que não pode haver a formação de criadoras e criadores críticos se não se formarem espectadoras e espectadores críticos, serão questões durante a oficina as posturas éticas que assumimos diante da imagem de outrem.

 


 

Oficina: Curta-metragem, do roteiro à tela

Ministrante: Kemuel Carvalheira

Período: 10 a 14 de maio de 2021

Horário: 09h às 12h

Resumo: A oficina apresenta as etapas de produção de um curta metragem, bem como, os meios para viabilização e exibição do filme. Os alunos aprenderão noções sobre a criação e feitura de um curta metragem, e os desafios em tirar uma ideia do papel.

 

 


 



Realização e Apoio


© 2021 cinefront.org
Direitos de cópia e autoria de obras e materiais gráficos são respectivos dos idealizadores e licenciados para uso exclusivo no festival.


Desenvolvido com amor por Guilmour Rossi. Orgulhosamente criado com Libreflix.