Caiçaras

Caiçaras

Às margens do Brasil · 2017 · {{ film.classind }} · 88 min.

As diversas iniciativas interessadas em explorar economicamente áreas do litoral brasileiro ameaçam a cultura, a identificação e as formas de viver dos caiçaras.

  Assista de 15/04 - 00h até 15/05 - 23h



  • Direção
  • Guilherme Rodrigues
  • País
  • Brasil
  • Produção
  • Guilherme Rodrigues
  • Roteiro
  • Guilherme Rodrigues

Descrição

O documentário aborda a vida e a cultura da população caiçara que reside no litoral sul do estado do Rio de Janeiro e em várias comunidades espalhadas por toda a costa do estado de São Paulo. O trabalho revela os fatores que colocam em risco suas tradições, como turismo predatório, especulação imobiliária, grilagem de terras, implantação de parques de conservação em locais habitados tradicionalmente por essa população e a ameaça da indústria petrolífera a partir da exploração dos campos de pré-sal. Baseados em um modo de vida de subsistência, os caiçaras se mantêm longe dos olhos e da compreensão da maioria das pessoas, especialmente dos turistas. Festas, músicas, artesanato e confecção de canoas são algumas das manifestações que fazem parte de uma cultura rica, mas frágil. Com o aumento ostensivo do turismo, locais à beira-mar ocupados tradicionalmente por populações caiçaras tornam-se alvo de especulação imobiliária, obrigando essas populações a migrarem para a periferia das cidades. O distanciamento do mar, sua razão de existência, somado à falta de interesse dos jovens caiçaras pela preservação de sua cultura e identidade frente aos atrativos da vida moderna, afetam diretamente a vida e tradição desse povo. A confecção de canoas típicas caiçaras, por exemplo, pode estar vivendo seus últimos dias nas mãos dos artesãos mais antigos.





Realização e Apoio


© 2021 cinefront.org
Direitos de cópia e autoria de obras e materiais gráficos são respectivos dos idealizadores e licenciados para uso exclusivo no festival.


Desenvolvido com amor por Guilmour Rossi. Orgulhosamente criado com Libreflix.